XI ANPED SUL REALIZA MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS

afa3653d-aaa1-48f3-a003-74d05a27d2bd

Ao abrir as inscrições para a XI Anped Sul, a coordenação do evento incentivou também a inscrição de documentários para a Mostra Audiovisual do evento. Na segunda e terça feira foram exibidos os documentários selecionados pela comissão avaliadora da Anped.

O primeiro foi Pesquisas integradas nas linguagens/expressões das artes visuais, da música e da dança, tendo como organizadores Daniela Cristina Viana; Karinna Alves Cargnin; Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon e Silvia Sell Duarte Pillotto, trazendo um registro de pesquisas integradas em educação por meio das linguagens/expressões das artes visuais, da música e da dança.

O vídeo proporciona reflexões sobre experiência, saberes e fazeres na educação em arte, socializando o fazer/refletir integrado em pesquisa. A abordagem está fundamentada no viés da cartografia, a qual aponta caminhos, pistas, possibilitando a narrativa processual e permitindo outros questionamentos e outros saberes.

O segundo, Juventudes e (des) escolarização exibido na terça feira, é oriundo de pesquisas do Observatório do Ensino Médio da Universidade Federal do Paraná, coordenado pela Professora Dra Monica Ribeiro da Silva, traz o diálogo entre várias juventudes em Curitiba tendo como foco as que passaram pela escola, mas não ficaram nela. São diversos os motivos que retratam desta maneira os interesses, as motivações e as dificuldades da relação entre os jovens e a escola, e os jovens e suas perspectivas de vida. Desde aqueles que sem a escola tiveram êxitos, aos que buscam novamente se reencontrar com a instituição escolar. Drogadição, trabalho, gravidez precoce, interesses e desinteresses os mais variados são temas tratados neste documentário que, a partir de entrevistas com pesquisadores do Observatório, busca trazer este debate para reflexão.

A direção do filme é de Tulio Viaro e o roteiro e produção é da pesquisadora do Observatório do Ensino Médio, Ana Carolina Caldas.