Este eixo se constitui em um campo de confluência de estudos e pesquisas, de âmbito nacional e internacional, sobre políticas públicas em educação: relações governamentais e de articulação entre atores diversos. Processos de formulação e implementação de políticas em educação. Analise das repercussões das políticas públicas na educação básica, superior e nas modalidades de ensino. Gestão pública do sistema educacional brasileiro e pesquisas comparadas. Relações entre mudanças institucionais e mudanças sociais no campo educacional. Modelos de formulação e análise de políticas públicas em educação. Relações de poder e governo no campo educacional.
Coordenador: Prof. Dr. Angelo Ricardo de Souza | Universidade Federal do Paraná – UFPR | CV
Comitê Científico: Profa. Dra. Marilda Schneider | Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC | CV
Trabalho encomendado:
Prof. Dr. Jefferson Mainardes
Tema: A PESQUISA SOBRE POLÍTICA EDUCACIONAL NO BRASIL: ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS
Jefferson é professor Associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa. É licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1988), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e Doutor (PhD) pelo UCL – Institute of Education (2004). Desde de agosto de 2015 é Honorary Senior Research Associate do UCL/Institute of Education (Londres). Possui Bolsa de Produtividade em Pesquisa – CNPq. Atualmente, é co-director da Red Latinomericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa – ReLePe e editor de Língua Portuguesa da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. É também editor da Revista Práxis Educativa (UEPG). De 2013 a 2015 foi representante da ANPEd no GT de Ciências Humanas e Sociais da CONEP. Desenvolve pesquisas sobre políticas educacionais enfocando, principalmente, epistemologias da política educacional e políticas para a Educação Básica.