Eixo 1 – História da Educação

Este eixo objetiva discutir e contribuir para o avanço do conhecimento na área mediante estudos que abordem, a partir da perspectiva histórica, a constituição e análise dos fenômenos educacionais que envolvem a educação escolar e não escolar, privilegiando dentre outros temas, concepções pedagógicas, políticas, sujeitos, práticas, instituições e referenciais teórico-metodológicos.

Coordenadora: Profa. Dra. Giana Lange do Amaral |Universidade Federal de Pelotas – UFPel | CV
Comitê Científico: Profa. Dra. Maria Cristina Gomes Machado | Universidade Estadual de Maringá – UEM | CV

Profa. Dra. Maria Teresa Santos Cunha
Tema: “ACERVOS PESSOAIS DE EDUCADORES: Do traçado manual ao registro digital”

Maria Teresa é professora do Departamento de História da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC e docente dos PPG/Educação e PPG/ História da UDESC. Graduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestra em História do Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora em Educação/História e Filosofia pela Universidade de São Paulo. Bolsista Produtividade em Pesquisa/CNPq/ Nível 2 .Associada da ANPEd (1989), ANPUH (1980), SBHE (2000), ALB (!999), ASPHE/RS (2004), Associação Brasileira de (Auto) Biografia/Biograph (2009). Sócia emérita do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHG/SC) e sócia fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação. Autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros. Foi Coordenadora Nacional do GT História da Educação/ANPEd/ Out. 2009 – 2011. Integrante Titular do Conselho Interdisciplinar de Pesquisa e Editoração (CIPE) da Fundação Biblioteca Nacional/Ministério da Cultura./2011 a 2013 e Membro do Comitê Científico Geral da ANPED (2013-2015).