Este eixo objetiva possibilitar a interlocução de pesquisas e pesquisadores de diferentes grupos que dedicam-se aos estudos do campo curricular. Serão recebidos no eixo trabalhos de pesquisa que privilegiem estudos sobre diferentes aspectos do currículo e suas dimensões práticas e teóricas. As temáticas que abordam o currículo como objeto de estudo, podem envolver estudos sobre o processo de escolarização, conhecimento, política, identidade, além de questões sobre raça, gênero, sexualidade e diversidade, entre outros. Com diferentes escolhas teóricas e metodológicas, são esperados estudos que ajudem no debate sobre as tensões curriculares históricas e contemporâneas.
Coordenador: Prof. Dr. Jarbas dos Santos Vieira | Universidade Federal de Pelotas – UFPel | CV
Comitê Científico: Profa. Dra. Geovana Mendonça Lunardi Mendes | Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC | CV
Trabalho encomendado:
Prof. Dr. Álvaro Luiz Moreira Hypolito
Álvaro é pesquisador do CNPq e Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas, onde atualmente exerce a função de Pró-Reitor de Graduação. Doutorado (PhD) em Curriculum and Instruction – University of Wisconsin – Madison. É Publicou 51 artigos em periódicos especializados e 34 trabalhos em Anais de eventos. Possui 33 capítulos de livros e 12 livros publicados como autor e/ou editor. Possui vários itens de produção técnica. Participou de eventos no exterior e no Brasil. Orientou 11 trabalhos de iniciação científica e 12 trabalhos de conclusão de curso de especialização e de graduação nas áreas de Educação e Economia Doméstica. Recebeu 2 prêmios e/ou homenagens. Orientou 13 trabalhos de dissertação de mestrado e 8 teses de doutorado, uma como co-orientador. Participou de vários projetos de pesquisa, sendo que coordenou vários destes. Atualmente participa de 3 projetos de pesquisa. Atua na área de educação, com ênfase em estudos sobre Trabalho Docente, Currículo; e Gestão Educacional. Em suas atividades profissionais interagiu com 44 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Trabalho Docente, Currículo, Formação de Professores, Reestruturação Curricular, Profissionalismo, Teoria Crítica, Educação, Gênero, Globalização e Identidade.