Este eixo tem como foco discutir as políticas educativas e as práticas curriculares voltadas ao Ensino Fundamental tanto nos Anos Iniciais quanto nos Anos Finais. Acolhe resultados de pesquisa sobre currículos desenvolvidos nas escolas, presença e ausência de projetos voltados para os Anos Finais, impactos das avaliações em larga escala nas práticas escolares, educação integral, tempos e espaços escolares, relações entre politicas curriculares e as aprendizagens dos estudantes no Ensino Fundamental, relações entre áreas de conhecimento e componentes curriculares, práticas curriculares e os processos inclusivos nas escolas de ensino fundamental.
Coordenador: Prof. Dr. Jefferson Mainardes | Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG | CV
Comitê Científico: Profa. Dra. Clarice Salete Traversini | Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS | CV
Trabalho encomendado:
Prof. Dr. Elton Luiz Nardi
Elton é doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com Pós-Doutorado pela Universidade do Minho, Portugal. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nupe) e membro do Grupo de Pesquisa “Educação, Políticas Públicas e Cidadania” (GEPPeC). Diretor da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae)/Seção de Santa Catarina e membro do Fórum Estadual de Educação (FEE) de Santa Catarina, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). Pesquisador de Políticas Educacionais, especialmente nos temas Estado e educação escolar, descentralização do Estado, política e gestão educacional, sistemas de ensino e políticas de regulação e avaliação educacional, sobre os quais possui artigos e livros publicados.